Historial

Fundado em 1 de Dezembro de 1969, com Sede na Rua Comendador Augusto Martins Pereira, em Frossos, o Grupo Desportivo Beira Vouga assumiu o valor de organização associativa através da publicação dos seus estatutos em Diário da República a 14 de Julho de 1970.

Tem como principal modalidade a prática de futebol amador, encontrando-se como tal inscrito na Associação de Futebol de Aveiro. No entanto, ao longo destes anos de existência implementou e incentivou a prática de outras actividades desportivas e culturais, designadamente, Torneios de Malha; Torneios de Futebol Sete; e esporadicamente, ciclismo e atletismo, confraternizações com sócios e simpatizantes e as comemorações anuais de aniversário do Clube. Actualmente, conta com mais de 450 sócios.

Ainda antes de se pensar em constituir um Clube Desportivo, os embates desportivos desenrolavam-se numa saibreira situada na Rua das Poças.

Foi o crescente interesse da população Frossense e de localidades vizinhas, que por norma, ali se reuniam com o intuito de assistir aos animados confrontos desportivos que levou alguns dos populares a efectuarem diligências por forma a se oficializar e criar um Clube que dignificasse a sua Terra – Frossos. Desses populares destacam-se alguns nomes, nomeadamente o Sr. Amândio, o Sr. Reis e o Sr. Cláudio, sendo este último o criador e desenhador do emblema do Clube.

Para que a obra ficasse mais completa faltava um Parque de Jogos digno desse nome. Objectivo alcançado através da junção de três faixas de terreno: uma cedida pelo Sr. Serafim; uma parte doada (infelizmente não se conseguiu apurar por quem); e uma terceira parte comprada e cedida pelo Sr. José Oliveira Santos. A união destas três faixas viria a dar origem ao Parque de Jogos José Oliveira Santos.

Em 2005 O Grupo Desportivo Beira Vouga recebeu na Sessão Solene de comemoração dos 35 anos da Revolução dos Cravos, que teve lugar na manhã de 25 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Município, a Medalha de Mérito Municipal juntamente com mais 15 Associações e Colectividades "que, ao longo de, pelo menos, 25 anos, têm contribuído para uma melhoria das condições de vida da nossa comunidade através do ensino, da cultura, da arte e desporto, bem como para o aumento do prestígio do Município de Albergaria-a-Velha, a nível Regional, Nacional e Internacional." Após os tradicionais discursos alusivos ao 25 de Abril, o Presidente da Câmara Municipal, João Agostinho Pereira, entregou a Medalha de Mérito e respectiva Roseta.

Em 6 de Julho de 2010 foi assinado o contrato programa – medida 1 – Saúde e Segurança nas Instalações Desportivas – 4ª fase, entre o Grupo Desportivo Beira Vouga e o Instituto do Desporto de Portugal, I.P., para Requalificação de Balneários e Construção de Rampa de Acesso para Deficientes no Campo de Jogos José Oliveira Santos.

Em Diário da República de 19 de Novembro de 2010, o GDBV foi declarado Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.